Referências bibliográficas

Com materiais altamente didáticos e uma preocupação com a aplicação de cada jogo, Viola Spolin torna-se uma referência para o uso do jogo teatral no curso. Sua preocupação em descrever os exercícios com explicações e conduções de como aplicar, avaliar e se preparar para uma aula de teatro, torna-a um referencial prático aos professores no pós-curso. Suas obras serão utilizadas ainda devido o amplo repertório de exercícios que atendem as expectativas de trabalhar - foco, espaço, noções de grupo e consciência corporal - pontos a serem desenvolvidos no curso.
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Idéias e jogos de Augustos Boal estarão presentes no conteúdo do curso. Como dito pelo próprio Boal no início do livro Jogos para atores e não atores – o teatro do oprimido é teatro na acepção mais arcaica da palavra: todos os seres humanos são atores porque agem, e espectadores, porque observam. Somos todos espec-atores. A partir de colocações como esta de Boal podemos pensar em um ensino de teatro que contemple aqueles que se identificam com esta área de conhecimento e aqueles que gostam de apreciar, o que não exclui um conhecimento e prática da linguagem cênica em si. Os jogos propostos por Augusto Boal entrarão em cena no curso tornando-se também referência para os professores em sua continuidade no ensino em sala de aula. Com um arsenal de mais de 200 jogos o autor poderá ser um ótimo companheiro para os professores que confessam dificuldade em encontrar material.

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Trabalhando com uma pedagogia que é processual Flavio Desgranges será mencionado neste curso pelo discurso pedagógico teatral presente no livro Pedagogia do Teatro: provocações e dialogismo. O autor revela seu pensamento sobre um ensino de arte que é processual no qual deve se considerar, portanto uma aprendizagem individual, respeitando a individualidade de cada aluno. A processualidade contida em sua metodologia será utilizada para demonstrar formas de condução, planejamento e aplicação de uma aula, onde o autor se preocupa com a continuidade e direcionamento de condução da atividade para o professor.