Vídeos

Os exercícios exibidos abaixo tratam-se de uma aula conduzida pela Professora Felícia Johansson integrante do corpo docente do Departamento de Artes Cênicas da Universidade de Brasília e coordenadora do grupo de extensão e pesquisa Teatro de Mentira - Composição dramática para farsa contemporânea.

Exercício de roda - ótimo para iniciar aulas! Auxilia na concentração e trabalha com a noção de grupo todos juntos em prol de um objetivo comum.


  No exercício em questão os estudantes terão que dar 8 passos para a direita, 8 para esquerda, 6 para direita, 6 para a esquerda, 4 para direita, 4 para esquerda, 2 para direita, 2 para esquerda e para finalizar 1 para direita e 1 para esquerda.








Continuação do Exercício de Roda - aqui podemos trabalhar tanto com o acréscimo de outra roda e quanto com realizar o exercício sem contar os números em voz alta o que exige uma concentração maior do grupo.









Exercício de Expansão e Recolhimento


Como experienciado este exercício é bom para iniciar as aulas pois podemos ligar a imagem do espreguiçar o corpo,despertando-o para o trabalho e trabalhando consciência corporal e espacial.



Passo II - O mesmo exercício pode ser realizado porém em duplas, onde terão que criar um diálogo de complemento entre essas Kinesferas (espaço que o circundam), trabalhando agora em todos os planos.



Passo III - Realizar o mesmo exercício, porém desta vez com a participação de todos. O comando é o mesmo contudo terão agora que equilibrar esse espaço trabalhando todos juntos, em grupo, preenchendo todos os espaços, trabalhando todos os planos (baixo - médio e alto).



Exercício de Foco - Como experienciado em nossos encontros esse exercício pode ser primeiramente realizado sem a presença das máscaras e depois podem acrescentar esse elemento que pode ser um fator gerador de cenas futuras.



As máscaras podem ser confeccionadas com o uso de caixas de sapatos tragas pelos próprios estudantes, estas não podem ter boca, nariz ou qualquer expressão, devem ser neutras somente com dois furos para possibilitar a visão.















Esse exercício segue a mesma lógica que usamos para o exercício das meninas no roubo do biscoito onde cada uma teve que ir a cada ponto de uma vez certificar que não havia perigo e chamar a próxima. Com o acréscimo das máscaras o exercício ganha um potencial de cena, expandir muito mais a expressão corporal, trabalhando foco e cumplicidade em grupo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário